Inscreva-se Menu
fechar

Precisa de Ajuda?

Grupos de Pesquisa

São grupos multidisciplinares compostos por professores e estudantes cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil, vinculado ao do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Os grupos têm um líder que desenvolve pesquisas nas diversas áreas do conhecimento.

Para saber mais informações sobre os grupos disponíveis, entre em contato pelo e-mail assessoria.pic@uniceub.br, pelo telefone (61) 3966-1370 ou pelo WhatsApp (61) 99971-4057.

Informações

Grupo de Administração
    Gestão de Tecnologia

    Professores responsáveis: Paulo Rogerio Foina e Maurício Rocha Lyra


    Repercussões: Grupo de estudo e desenvolvimento de metodologias, processos e recursos para gestão de tecnologia em empresas de base tecnológica.
Grupos de Arquitetura e Urbanismo
    1) Arquitetura, qualidade ambiental, eficiência e saúde

    Professora responsável: Eliete de Pinho Araujo


    Repercussões: Os projetos de pesquisa têm o auxílio do CNPQ, da CAPES, da FINEP, da FAP DF e do CEUB. A área de concentração dos trabalhos é a arquitetura envolvendo a qualidade ambiental e a eficiência, de um modo geral, e a saúde, com o produto final voltado para a sustentabilidade. O curso no CEUB possui professores que trabalham na área de pesquisa. Este grupo é composto por três doutores. Todos apresentam e publicam artigos em congressos e possuem alunos do PIC, PIBIC e BITEC, tanto da graduação como do ensino médio. 
    O grupo utiliza os laboratórios informatizados com mais de 30 micros e servidor de rede, além dos equipamentos de medições dos laboratórios de instalações prediais, de conforto e de estrutura, que complementam as atividades do curso de Arquitetura e Urbanismo da FATECS. Participam de Encontros Nacionais, Internacionais e Congressos da área, em especial os da ANPUR, PLEA, ANTAC, ENTAC, TECHAB, W CIB, UIA, FAPECS, FIOCRUZ, SBPC, JORNADA NORTE-NORDESTE, CIÊNCIA E CULTURA, PARJAP

    2) Cidade e Habitação, novas perspectivas

    Professora responsável: Eliete de Pinho Araújo


    Repercussões: As pesquisas nesta área de concentração poderão tanto qualificar profissionais para atuar no ensino superior, como também para atuar na gestão pública, com o objetivo de ampliar o campo de investigação, Destaca-se que este grupo do mestrado acadêmico tem como fator diferencial estabelecer uma correlação entre a área de concentração Cidade e Habitação com as experiências já consolidadas do Mestrado e Doutorado em Direito na Instituição. Tal fato revigora a investigação das questões correlatas à cidade e habitação com as questões correlatas do campo do Direito.

    3) Situ-AÇÕES - A espacialidade contemporânea em questão

    Professor responsável: Sávio Tadeu Guimarães


    Repercussões: O grupo de pesquisa situ-AÇÕES se apresenta como um suporte fundamental para agregar pesquisadores, docentes e alunos, por meio da concentração em campos de investigação específicos. O grupo objetiva estimular a organização de atividades de debate e seminários, pesquisas e publicações onde seja possível discutir questões correlatas ao campo temático. 
    Atuando entre as linhas de pesquisa "Teoria, história e projeto da habitação" e "Cidade, infraestrutura urbana, tecnologia e projeto", o grupo situ-AÇÕES têm desenvolvido trabalhos que, ancorados nessas duas linhas, têm se desdobrado entre estudos sobre "Direito à cidade" e "Espaços histórico-culturais", nos quais, a partir de cidades do Brasil e exterior, vêm sendo realizadas reflexões/abordagens em regiões de fronteira entre a arquitetura e o urbanismo, como suas dimensões socioespaciais e socioculturais - a Série Espaço Aberto, que já conta com duas publicações digitais de acesso aberto, consiste em um dos resultados da atuação do grupo.

    4) Palimpsesto Crítico: Estratografías, estereotomias e outras derivas

    Professora responsável: Rossana María Delpino Sapena


    Repercussões: O grupo propicia uma aproximação ao pensamento crítico, colocando em tensão estratos múltiplos, com o propósito de discutir, compreender e comunicar no nosso campo de indagação. Movem-nos perspectivas difusas, mestiças e de contornos insurretos, onde a complexidade e a incerteza serão territórios possíveis para as derivas operativas de montagem e desmontagem próprias das práxis estereotómica. 
    Além disso, a ideia de estratografía sugere indexar, pegar, dobrar e contrastar capas de várias espessuras, pudendo serem imaginárias, textuais, históricas, diagramáticas, filosóficas, digitais e materiais; tudo isso, conducente a novas incrustações, pós-produções, decantadas como sedimentos da ação crítica. Assim, a investigação é palimpséstica, uma prática coletiva, especulativa, acumulativa e cambiante as quais nutrem uma topologia flexível e adaptável. Multifocalizações, intertextualidades e polisensorialidades particularizam nosso modo de fazer, tudo isso tendendo a uma transnacionalidade.

    5) Brasília: arquitetura, habitação e espaço urbano

    Professora responsável: Aline Stefânia Zim


    Repercussões: O grupo mobiliza o aparato teórico e as bases da historiografia da arquitetura do século XX e XXI para pensar a heterogeneidade da produção arquitetônica de Brasília. Tem como premissas pesquisar, levantar e analisar a produção edilícia do Plano Piloto de Brasília que extrapola os parâmetros estéticos afetos aos cânones da linguagem arquitetônica do modernismo, numa abordagem inclusiva entre o patrimônio e a pluralidade cultural. 
    Os objetos são edifícios e conjuntos arquitetônicos que não tem correspondência direta com a linguagem canônica da arquitetura moderna codificada pela historiografia, tampouco tem visibilidade acadêmica, mas constroem a cidade-Capital e sua paisagem urbana. A pesquisa envolve as expressões e variações da arquitetura pós-moderna e contemporânea, pluralismo, ecletismo, regionalismos, vernáculos, tardo-modernismo, arquitetura comercial, kitsch e o gosto popular, e pode se desdobrar para as demais áreas urbanizadas do DF.
Grupos de Ciência da Computação
    1) Rede de Requisitos

    Professor responsável: Roberto Avila Paldês


    Repercussões: O grupo tem como objetivo buscar conhecimentos relativos à Engenharia de Requisitos (RE) e à experiência do usuário com sistemas de informação nas suas diversas áreas de atuação, com foco na melhoria da qualidade do software. 
    O grupo já teve artigos publicados nos Anais da Conferencia Iberoamericana de Software Engineering (CIbSE 2018), no 21st Workshop on Requirements Engineering (WER 2018), na Conferencia Iberoamericana de Software Engineering (CIbSE - Havana 2019), no Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES 2019 - Salvador), e no IEEE International Symposium on Empirical Software Engineering and Measurement (ESEM 2019 - Porto de Galinhas). Em 2020 o artigo "Functional Requirements Elicitation in IoT Systems: A follow-up study" foi escolhido como Best Paper no XIX Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS 2020). Em 2021 o grupo acolheu, com apoio do Centro Universitário de Brasília (CEUB), o 24th Workshop on Requirements Engineering (24th WER).

    2) Tecnologias Disruptivas

    Professor responsável: Fabrício Ofugi


    Repercussões: O grupo pretende pesquisar, conceber, dimensionar e implementar sistemas computacionais que estabeleçam uma ruptura com os padrões, modelos ou tecnologias em pesquisa computacional. Os trabalhos serão direcionados à composição de métodos e técnicas de computação cognitiva, análises e modelagens contextuais (ontologias, modelos lógicos, sensibilidade ao contexto), redes de comunicação heterogêneas (sistemas distribuídos, internet das coisas) e concepção de processos inteligentes. 
    Dado que as pesquisas serão realizadas em áreas emergentes e inovadoras, a sua validação alcança maior potencial por meio da aplicação de metodologia respaldada em aspectos exploratórios e explicativos que, usufruindo de técnicas de pesquisa, estudos de caso, e argumentações, permitem a criação de novas abordagens, práticas e conhecimentos.

    3) Ciência de Dados

    Professor responsável: Wandré Nunes de Pinho Veloso 


    Repercussões: Este grupo de pesquisa tem como foco principal os estudos científicos e aplicações computacionais multidisciplinares, principalmente nas áreas de Ciência de Dados, Aprendizado de Máquinas e Inteligência Artificial. Seu principal objetivo é a aplicação de soluções computacionais a problemas de organizações e/ou de pesquisas que demandem análise de dados, especialmente em grandes quantidades e complexos, relacionais ou não, juntamente com a aplicação de técnicas de Engenharia e Ciência de Dados.
Grupos de Comunicação
    1) Comunicação em Emergências e Desastres

    Professora responsável: Mônica Igreja do Prado


    Repercussões: O GP-CED dedica-se a estudos e pesquisas, tendo como foco as pessoas, o clima e a sustentabilidade. A Comunicação tem importante papel junto aos cidadãos e às instituições, quando a questão é conviver com a crise climática e desastres. 
    São propósitos: (i) contribuir para a formação de profissionais de Comunicação, principalmente em Jornalismo e Publicidade, para atuarem em questões relacionadas a clima e sustentabilidade, e a emergência e desastres, (ii) apoiar entes públicos, privados e empreendimentos sociais, assim como comunidades, na promoção de cidades sustentáveis e na prevenção e preparação para emergência e desastres, (iii) divulgar dados, informações e análises sobre saúde e ambiente, em ambiente digital, para que as pessoas tenham instrumentos para agir em prol de si e dos outros, e (iv) incentivar a utilização de jogos como processo lúdico de divulgação científica. O CED atua no Distrito Federal e em escala regional e nacional.
Grupos de Direito
    1) Centro Brasileiro de Estudos Constitucionais

    Professores responsáveis: Lilian Rose Lemos Rocha e Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto


    Repercussões: O grupo visa ao alcance transdisciplinar dos estudos constitucionais com o intuito de trabalhar a perspectiva do ensino, da pesquisa e da extensão, em colaboração e integração com as demais áreas do conhecimento.

    2) Cortes constitucionais, Democracia e Direitos Humanos

    Professor responsável: Patrícia Perrone Campos Mello


    Repercussões: Pesquisa-se a tensão entre jurisdição constitucional e democracia, percorrendo-se os seguintes temas: i) legitimidade democrática da jurisdição constitucional, ii) limites e exame crítico da atuação do Supremo Tribunal Federal no exercício da jurisdição constitucional, iii) implementação de direitos sociais pelas Cortes Constitucionais da América Latina e iv) precedentes vinculantes. Pretende-se produzir: seminários, publicações e uma casoteca que reúna precedentes das Cortes Constitucionais estudadas sobre os referidos temas.

    3) Criminologia do enfrentamento: análise do enfrentamento e discursos punitivos

    Professora responsável: Carolina Costa Ferreria


    Repercussões: Grupo de Pesquisa pretende desenvolver trabalhos para a revelação e o enfrentamento a discursos punitivos, com o objetivo de colaborar para o desenvolvimento do pensamento criminológico crítico brasileiro e da formulação, avaliação e monitoramento de políticas públicas penais e penitenciárias no Brasil.

    4) Direito ambiental e desenvolvimento sustentável

    Professora responsável: Márcia Dieguez Leuzinger


    Repercussões: O Grupo de pesquisa, no âmbito da graduação, mestrado e doutorado em Direito do CEUB, tem por objetivo discutir temas ligados ao desenvolvimento sustentável. Essa análise, em razão das diferentes dimensões da sustentabilidade, envolve, necessariamente, um olhar multidisciplinar, o que significa inter-relação entre diferentes áreas do saber. 
    Desde 2008, o grupo vem desenvolvendo pesquisa em relação à efetividade na criação e gestão de unidades de conservação, como forma eficiente de proteção da biodiversidade e, ao mesmo tempo, de geração de renda para comunidades locais. Como produto, pode-se citar a publicação de três livros, em 2012, 2014 e 2017, consolidando o resultado da pesquisa sobre efetividades de parques nacionais, estações ecológicas, reservas biológicas, monumentos naturais, refúgios da vida silvestre e áreas de relevante interesse ecológico. O próximo livro, que será publicado em 2018, tratará das áreas de proteção ambiental.

    5) Direito, linguagem e poder

    Professores responsáveis: Rodrigo Augusto Lima de Medeiros e Rudhra Gallina


    Repercussões: O grupo de pesquisa Direito, Linguagem e Poder propõe pesquisas interdisciplinares que objetivem agregar questões teórico-metodológicas do Direito, da Antropologia e da Filosofia. Realizamos enquadramentos analíticos em torno do nascimento do direito. Não apenas a realidade histórica de sua existência relacional, mas, sobretudo, a necessidade de re-instauração no discurso e na prática de cada ato de manutenção de um direito e/ou a cada ato de revolução ou invenção de um direito. 
    Em meio a convergências e contrapontos entre a perspectiva antropo-sociológica e a revisão crítica da filosofia sobre os fundamentos empíricos, orientam-se dois campos de pesquisa em diálogo, na busca de esclarecer como podemos criar um direito capaz de absorver, em conteúdo e forma, a necessidade de superar e romper com o direito determinado em sua essência pela força.

    6) Grupo de pesquisa em Direito e Economia (GPDE/DF)

    Professor responsável: Ivo Teixeira Gico Junior


    Repercussões: O Grupo de Pesquisa em Direito & Economia - GPDE tem por propósito produzir e disseminar estudos teóricos e empíricos que abordem novas e antigas questões jurídicas sob um prisma inovador, em especial, mas não limitado, à aplicação da metodologia da análise econômica do direito de forma a possibilitar aos juristas e elaboradores de políticas públicas o instrumental necessário para a realização de juízos de diagnose e de prognose de seus objetos de estudo e de trabalho.

    7) Grupo de pesquisa em Direito Público e Política Urbana (GPDPPU)

    Professor responsável: Paulo Afonso Cavichioli Carmona


    Repercussões: 
    - Em agosto de 2014: 2º ENINTAU - Encontro Internacional de Meio Ambiente Urbano - Cidade Resiliente, 2 trabalhos publicados em pôsteres: - "MOBILIDADE E RESILIÊNCIA URBANA: as cidades resilientes como caminho para a sustentabilidade urbana no Brasil"; - "RESILIÊNCIA URBANA E O SISTEMA CICLOVIÁRIO NO PLANO PILOTO DE BRASÍLIA: um estudo de caso". 
    - Em agosto de 2015: VIII Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico, realizado em Fortaleza, 2 textos aprovados no GT 06 - Mobilidade urbana e o direito à cidade: 1) "SISTEMA CICLOVIÁRIO NO PLANO PILOTO DE BRASÍLIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE EFICÁCIA JURÍDICA" - Paulo Carmona; Erika Wnge; Isabella V. M. Sarmento; Neslita da C. Silva; 2) "A PARTICIPAÇÃO DOS USUÁRIOS NO SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO" - Paulo Carmona; Francisco E. C. Silva; Greice M. A. Cezar. 
    - Em outubro de 2016: apresentação no XIV Congresso de Ensino do UNICEUB: "IMPACTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO E SEGURANÇA NO TRÂNSITO DO DISTRITO FEDERAL" - Adriana M. Fontenelle e outros.

    8) Hermenêutica do Direito Administrativo e Políticas Públicas 

    Professor responsável: Sandro Lúcio Dezan


    Repercussões: O Grupo de Pesquisa Hermenêutica do Direito Administrativo e Políticas Públicas, vinculado à Área de Concentração Políticas Públicas, Estado e Desenvolvimento, tem como escopo estudar a teoria da função atípica de concreção de normas jurídicas, sob um olhar pós-positivista e desenvolver pesquisas relacionadas à patente ampliação das margens de interpretação da lei e da Constituição pela Administração Pública. 
    Sob essas diretrizes, pesquisará a origem, o desenvolvimento e o estágio atual, no Brasil e no direito comparado, das teorias que legitimam a atuação jurídico-hermenêutica do Estado-administração, acentuando os conceitos apresentados pela doutrina e o posicionamento da jurisprudência. Ainda investigará a relação entre o direito administrativo e a concretização de direitos fundamentais e políticas públicas, à vista da constitucionalização do direito administrativo, para situá-lo, na epistemologia, sob a óptica de um Estado Constitucional e Democrático de Direito.

    9) Internacionalização do Direito

    Professor responsável: Marcelo Dias Varella


    Repercussões: O objeto é estudar o processo de internacionalização do direito que se dá por meio das diversas interações ocorridas entres diferentes ordenamentos jurídicos nacionais e entre estes e o próprio direito internacional. Para tanto, temas como mundialização e globalização são muito importantes, pois é somente com o estudo desses novos movimentos que se pode entender as novas relações entre o local e o global, e a forma como o direito é afetado por essas transformações.
    Além disso, o processo de internacionalização do direito evidencia cada vez mais a insuficiência da atual teoria jurídica para explicar novos fenômenos ocorridos no universo do direito. Diversos temas relacionados à internacionalização do direito são estudados no grupo, tais como direito internacional ambiental, direito internacional econômico, direito internacional penal, direito constitucional internacional, entre outros. O grupo está estudando neste biênio o uso estratégico do Sistema Interamericano de Direitos Humanos.

    10) Lei e sociedade

    Professores responsáveis: Frederico Augusto Barbosa da Silva e Larissa Maria Melo Ambrozio de Assis


    Repercussões: O grupo Lei e Sociedade possui como finalidade o debate e a produção de material sobre a relação entre a Lei e a Sociedade, especialmente na relação que é estabelecida pelo Estado. 
    As linhas de pesquisa do grupo relacionam-se com bases teóricas de: (1) Antropologia Jurídica (2/2002-1/2003); (2) Formação do Estado (2/2003); (3) A teoria da justiça de Rawls (2004); (4) Faticidade e Validade de Habermas (2/2004) (5) Sociologia e Direito (1/2005) (6) Narrativas (2/2005); (7) Literatura e direito, multiculturalismo (1/2006 - atual); (8) Direito e Linguagem (1/2007 - atual) e (9) Corrupção e Democracia (1/2013 - atual). A produção do grupo de pesquisa inclui trabalhos de Iniciação Científica, Orientação de Monografias de Graduação, Dissertações de Mestrado, Participação em Congressos Nacionais e Internacionais e Livros e Artigos Publicados.

    11) Núcleo de estudos constitucionais (NEC)

    Professoras responsáveis: Christine Oliveira Peter da Silva e Betina Günther Silva


    Repercussões: Orientação de alunos em projetos de pesquisa em iniciação científica no PIC/PIBIC - CEUB; Orientação de alunos em monografias de conclusão de curso de graduação e pós-graduação, a partir do paradigma do Estado Constitucional de Direitos Fundamentais; Organização científica de Seminários de Pesquisa em Direito Constitucional com alunos da Graduação e pós-Graduação em Direito; Coordenação científica e executiva do Projeto Constituições no Mundo; Elaboração de modelo de análise de precedentes em casos notórios do STF e construção de linha do tempo de casos notórios em direito fundamentais; Sistematização de base de dados de decisões do Supremo Tribunal Federal que contenham referências a precedentes estrangeiros (relatórios sintéticos); Coordenação e execução do projeto STF em Pauta em parceria com o Centro Brasileiro de Estudos Constitucionais - CBEC/CEUB.

    12) Política criminal

    Professores responsáveis: Cristina Maria Zackseski e Bruno Amaral Machado


    Repercussões: Trata-se de um grupo interinstitucional do qual participam professores e alunos do CEUB e da UnB. Os trabalhos destinam-se à pesquisa sobre as diversas estratégias de controle da violência observando nelas as possibilidades de respeito aos Direitos Humanos e Humanitários. Neste sentido, procura-se analisar iniciativas, especialmente as brasileiras e latino-americanas, relacionando-as um contexto internacional de reformas penais e a modelos teóricos da política criminal contemporânea.
    O principal desafio é desenvolver um sistema de avaliação de políticas públicas de prevenção de conflitos referenciado na teoria crítica que considere as particularidades do contexto regional latino-americano e que esteja atento às possibilidades e limites de intervenção do Estado, da comunidade, da iniciativa privada e da tecnologia no controle social.

    13) Políticas públicas

    Professor responsável: Antonio Henrique Graciano Suxberger


    Repercussões: O Grupo de Pesquisa Políticas Públicas tem por objetivo revisar a literatura em geral sobre políticas públicas, buscando a consolidação de um marco teórico hábil a lastrear pesquisas de análise a avaliação de políticas públicas em geral, bem assim funcionar como instância de observação e proposição de alternativas em face das dificuldades hoje existentes na abordagem jurídica das políticas públicas. Busca produzir e divulgar conhecimento por meio de debates, seminários, cursos de extensão, publicações (artigos científicos, livros, coletâneas, pesquisas, relatórios) e atividades de pesquisa na área de Políticas Públicas em conexão com Direitos Humanos, Desenvolvimento e temas de cariz jurídico.

    14) Direito e Regulação Internacional: Normas e Evidências (DRINE) 

    Professor responsável: Gustavo Ferreira Ribeiro 


    Repercussões: Debate e produção acadêmica em temas de comércio internacional. O grupo de pesquisa está comprometido em aprofundar não só questões jurídicas, mas também incursionar em análises empíricas e interdisciplinares (Economia, RI e Política), fomentando as discussões de políticas públicas relacionadas. A repercussão do grupo, em termos de publicação e participação em eventos, pode ser verificada na produção acadêmica nos respectivos lattes de seus membros.

    15) Vozes - Teoria Crítica Constitucional e dos Direitos Humanos

    Professores responsáveis: Hector Luís Cordeiro Vieira e Tédney Moreira da Silva


    Repercussões: O grupo de pesquisa tem o objetivo de desenvolver pesquisas científicas sobre os desafios de superação da dogmática constitucional em descompasso com a pós-modernidade e refletir sobre os modos de implementação de direitos subjetivos de sujeitos que façam parte de grupos de vulnerabilidade social, considerados, pela doutrina jurídica majoritária, como minorias sociais. 
    O enfoque é, a partir da teoria crítica e realista do constitucionalismo e dos direitos humanos, promover eventos acadêmicos, artigos científicos e demais publicações que destaquem a instrumentalidade jurídica dos direitos especiais de grupos vulneráveis na sociedade brasileira, aprofundando sua interrelação com outras áreas do conhecimento jurídico, como, por exemplo, a efetividade de direitos fundamentais constitucionalmente assegurados.

    16) Dogmática Penal e Políticas Públicas

    Professores responsáveis: Bruno Tadeu Palmieri Buonicore e Guilherme Francisco Ceolin


    Repercussões: O direito penal vem sofrendo nas últimas décadas o impacto de profundas transformações sociais, tecnológicas e políticas. Essas transformações afetam diretamente as noções de legitimidade e limites da intervenção criminal e atravessam, em razão disso, as diversas categorias do conceito analítico de crime, as regras de imputação e a própria relação entre o direito penal e a política criminal, como manifestação das políticas públicas na seara criminal. 
    Esse quadro demanda ao direito penal novas respostas por meio de uma reflexão que não ignore os vetores axiológicos constitucionais, que encontram na proteção dos direitos e garantias fundamentais o seu cerne. Diante disso, objetiva-se, desde uma perspectiva crítica, a análise, revisão e construção dos elementos estruturais que compõe a normatividade jurídico-penal na linha de tensão que se coloca entre a dogmática penal, a política criminal e a prestação jurisdicional na condução de um sistema de garantia dos direitos fundamentais.

    17) ISO Justiça Processual e Desigualdade

    Professor responsável: Jefferson Carlos Carús Guedes

    Repercussões: Direito Processual Constitucional Direito Constitucional Processual Inovação Processual Inteligência Artificial Precedente, Stare Decisis, Ratio Decidendi e Tribunais.

    18) Direito, cultura e saúde ambiental na contemporaneidade

    Professoras responsáveis: Lilian Rose Lemos Rocha e Naiara Ferreira Martins

    Repercussões: Pretende-se estimular para produção de artigos, livros, eventos com outras instituições de ensino na América Latina; Levantamento de dados qualitativos e quantitavos no que tange a saúde ambiental e a arquitetura sustentável na américa latina; Produção de intercâmbio entre professores das universidades da Argentina, Colômbia e Chile relacionadas com a linha de saúde ambiental e cidades.

    19) Sociedade, Crime e Castigo

    Professora responsável: Patrícia Jobim Sathler Souza

    Repercussões: O grupo Sociedade, Crime e Castigo, criado em 2020, é vinculado à Pós-graduação em Direito do CEUB. Com foco no estudo do Direito Penal, se utiliza de uma abordagem interdisciplinar para explorar temas relacionados às Ciências Criminais. O grupo possibilita a inserção de jovens pesquisadores, fomentando estudos e pensamentos de ordem crítica em temas com relevante impacto social.

    20) Padê - Estudos em filosofia, raça, gênero e direitos humanos

    Professor responsável: René Marc da Costa Silva


    Repercussões: Esse grupo de estudos objetiva refletir e pesquisar, no âmbito de disciplinas como História, Antropologia, Filosofia e Ciência Política, acerca dos gargalos e óbices interpostos ao processo de desenvolvimento da democracia brasileira. Aqui, nessa perspectiva, pensá-los significará revelar os desafios na construção de uma democracia mais inclusiva e com participação ampliada de grupos sociais subalternizados por marcadores sociais de classe, gênero ou raça. 
    Nesse sentido, decorre dessa proposta, de forma incontornável, uma dimensão formativa e educativa inegociável. Refletir sobre os desafios à nossa frente significa rediscutir como alunos e membros das comunidades e sociedade envolvente podem desenvolver atitudes, consciências, ações e práticas sociais outras, entendidas como essenciais à busca por uma sociedade mais igualitária e livre.

    21) Novas Tendências de Direito Internacional - NTDI

    Professor Responsável: Alice Rocha da Silva


    Repercussões: O Direito Internacional está em constante evolução. Conceitos clássicos são revisitados e novos instrumentos e teorias são formulados adaptando-se a novas perspectivas que permeiam as relações internacionais. Sistemas jurídicos nacionais e internacionais estão cada vez mais conectados, assim como suas estruturas organizacionais e administrativas. 
    Este grupo busca tratar as novas tendências do direito internacional, começando pela análise da atuação conjunta de estruturas nacionais e internacionais para a efetividade dos direitos humanos. A metodologia empregada partirá da utilização de instrumentos presentes na teoria do "Direito Administrativo Global" e em outras novas tendências e teorias, como ferramentas facilitadoras da interação entre estruturas institucionais nacionais e internacionais com a finalidade de efetivar o direito internacional no direito interno brasileiro.

    22) Direito, Políticas Públicas e Inovação

    Professor responsável: Liziane Paixão Silva Oliveira


    Repercussões: O Grupo de Estudo e Pesquisa em Direito, Políticas Públicas e Inovação se propõe a analisar como os avanços na área da ciência, tecnologia e inovação estão sendo acompanhados pelo Direito internacional, estrangeiro e nacional. O grupo propõe-se a refletir e analisar acerca da adequação do arcabouço normativo existente diante de um conjunto de tecnologias cujos efeitos ainda são imprecisos. Participam pesquisadores de diversas instituições, a exemplo da UNIT, UFMG, ENAJUM, UFT, ESMAT, UFMG.

    23) Rede ICCAL Brasil

    Professora responsável: Patrícia Perrone Campos Mello


    Repercussões: O grupo se dedica a investigar o diálogo entre cortes constitucionais latino-americanas, assim como a interação entre tais cortes e o Sistema Interamericano de Direitos Humanos (SIDH), prática que resulta em referências recíprocas em suas respectivas decisões e em desenvolvimentos de standards comuns em matéria de direito constitucional. 
    Envolve diversas instituições de ensino e pesquisa que se dedicam ao intercâmbio de experiências, ao estudo comparado e internacional de cortes constitucionais e internacionais e à construção de projetos de pesquisa conjuntos. É responsável, mais recentemente, pela produção de uma coleção de Cadernos de Jurisprudência, em parceria com o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os Cadernos de Jurisprudência se dedicam ao exame e à divulgação do diálogo travado entre a jurisprudência do STF e do SIDH em matéria de direitos humanos.

Grupo de Divulgação Científica
    1) Comunicação, tecnologia e o papel social das organizações no eixo da gestão

    Professora responsável: Elda Alves Oliveira Ivo


    Repercussões: Em linhas gerais, o grupo tem o objetivo de desenvolver pesquisas e buscar conhecimentos relativos à interface comunicação x tecnologia X inovação tecnológica no ensino a distância. Na linha de pesquisa: Comunicação e mediação na formação acadêmica na modalidade a distância (EaD), busca a otimização das organizações no eixo da gestão, com vistas ao aprimoramento da mediação/interação, na perspectiva da formação acadêmica na modalidade a distância e seus desafios. 
    A linha de pesquisa "Inovação tecnológica no ensino a distância" busca relacionar, compreender e propor soluções para os problemas e questões relativos à utilização das tecnologias e a inovação de seus usos e práticas em ambientes virtuais de aprendizagem e as práticas inovadoras da educação a distância. Já a linha de pesquisa "Empreendedorismo, carreira e tendências de mercado" busca analisar o impacto das mudanças no macro e no microambiente das organizações, no processo empreendedor e nas carreiras profissionais.
Grupo de Educação
    1) Comunicação e Afetividade em Educação e Saúde

    Professora responsável: Melo Francislete Rodrigues


    Repercussões: Este grupo interdisciplinar tem como objetivo cultivar um espaço fecundo para estudos e pesquisas sobre a comunicação humana e a afetividade nas relações estabelecidas em contextos de educação e de saúde; aplicar os conhecimentos em situações concretas; e criar soluções, produtos e métodos que auxiliem a prática dos profissionais da educação e da saúde.
Grupos de Educação Física
    1) Atividade física, saúde e qualidade de vida

    Professores responsáveis: Renata Aparecida Elias Dantas e Marcio Rabelo Mota


    Repercussões: 
    - Em 2015: DANTAS, R.A.E., PARDONO,Emerson, LIMA, F. D., CORREIA, A. L. M., PONTUAL, H. K., Maurílio Tiradentes Dutra, OLIVEIRA, R. J.Effect of Stretching Training on Flexibility Level in Jiu- Jitsu Practitioners In: 61th ACSM Annual Meeting and 5th World Congress on Exercise is Medicine and Word Congress on the Role of Inflammation in Exercise, Health and Disease, 2015, Orlando, Florida USA.Official Journal of the American College of Sports Medicine. , 2015. v.46. p.435 - 435 LIMA, F. D., OLIVEIRA, R. J., CORREIA, A. L. M., TRINDADE, E. S., DANTAS, Renata Aparecida Elias, MOTA, M. R.Glycemic and blood lactate response to maximal incremental treadmill test. International Journal of Sports Science.

    2) Fisiologia do exercício aeróbio e resistido para a saúde e o alto rendimento

    Professores responsáveis: Márcio Rabelo Mota e Renata Aparecida Elias Dantas


    Repercussões: Publicação do grupo no American College, em 2012: NASCIMENTO, B. G.M. et al. Hemodynamic Mechanism of Rate Pressure Product Increase at Voluntary Exhaustion during Maximum Incremental Test. In: American College of Sports Medicine, 2012, São Francisco. Medicine e Science in Sports e Exercise. Indianápolis: The official journal of the American College of Sports Medicine, 2012. v. 44. p. S662-S662. 
    Publicação do grupo em São Paulo, em 2012 - SANTOS, T. R. S. et al . Estimativa do limiar anaeróbio por meio da frequência cardíaca máxima. In: Congresso da SOCESP, 2012, São Paulo. XXXIII Congresso da SOCESP. São Paulo: Revista da SOCESP, 2012. v. 00. p. 00-042. CARVALHO, M. M.; MOTA, M. R. Análise das alterações macroscópicas do músculo esquelético após período de imobilização do músculo sóleo e gastrocnêmio de ratos Wistar.

    3) Políticas Públicas em Esporte, Educação Física e Atividade Física (GPEFAT)

    Professor Responsável: André Almeida Cunha Arantes


    Repercussões: Levantamento de informações acerca dos programas do Governo do Distrito Federal no campo do esporte, educação física e atividade física e proposição de intervenções que impactem na melhoria destas políticas. Formação complementar ao programa de graduação, que visa apoiar os alunos do CEUB nos caminhos da iniciação científica.
Grupo de Enfermagem
    1) Enfermagem e as Doenças Crônicas Não Transmissíveis

    Professora responsável: Renata de Paula Faria Rocha


    Repercussões: A avaliação de doenças crônicas não transmissíveis permite a atuação do enfermeiro tanto na prevenção e promoção da saúde quanto no tratamento. O grupo pretende contribuir para a promoção da saúde da população bem como prevenção das complicações decorrentes das principais DCNTs, que são a hipertensão arterial e o diabetes melitus. Além de contribuir para a produção científica na área. 
Grupos de Engenharias
    1) Acústica e poluição ambiental

    Professores responsáveis: Sérgio Luiz Garavelli e Armando de Mendonça Maroja


    Repercussões: O grupo desenvolve pesquisas em Acústica Ambiental, Urbana e Arquitetônica, além de Poluição Ambiental. A Acústica Ambiental dedica-se ao estudo dos impactos da poluição sonora no meio ambiente através do monitoramento, modelagem e simulação do ruído ambiental. 
    Nessa área são desenvolvidos estudos em Ruído Aeroportuário, Rodoviário, Ferroviário, Impactos Ambientais de Parques Eólicos e Unidades Termelétricas. Como um diferencial do grupo destaca-se a avaliação integrada, que utiliza mapas estratégicos de ruídos, medições acústicas e avaliação da percepção da população exposta à contaminação ambiental. A Acústica Arquitetônica dedica-se ao conforto ambiental e adequação acústica de ambientes. A Urbana investiga a relação entre a conformação da cidade, sua arquitetura e a qualidade acústica nos centros urbanos. 
    O Grupo também atua em Transportes e meio ambiente, realizando pesquisas em poluição sonora e poluição atmosférica, geradas pelo tráfego rodoviário, ferroviário e aeroviário.

    2) Automação do agronegócio

    Professor responsável: Luciano Henrique Duque


    Repercussões: Esse grupo foi criado para desenvolver projetos no Campus II do CEUB na área de automação com foco no agronegócio. Estamos desenvolvendo um sistema de irrigação automática para aplicação em hortaliças e plantação de morangos. Estamos desenvolvendo automação para agricultura familiar e com três projetos de PIC.

    3) Engenharia e meio ambiente

    Professores responsáveis: Rafael Guassi e Eugênia Cornils Monteiro Araújo


    Repercussões: O grupo pretende desenvolver conhecimento na área de engenharia e meio ambiente tendo foco na eficiência e produtividade de forma a utilizar melhor os recursos disponíveis e gerar produtos científicos capazes de atender às demandas; melhorando as práticas de gestão nas várias áreas como arquitetura, engenharia como civil, engenharia elétrica, engenharia mecânica, engenharia de energia, engenharia da computação, entre outras. 
    Serão elaborados trabalhos nas áreas de energias renováveis, práticas e metodologias de gestão de processos produtivos, conforto térmico e lumínico, análise térmica em ambientes construídos e construção enxuta. Também estuda o tratamento de resíduos sólidos e a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos e também atua com modelagem computacional na parte de hidráulica de condutos forçados e gerenciamento de recursos hídricos.

    4) Grupo de eficiência energética

    Professor responsável: Luciano Henrique Duque


    Repercussões: O projeto está em desenvolvimento dentro da instituição (CEUB) e medições através do analisador de energia foram realizadas. Estamos mapeando o gasto de energia de cada bloco da instituição e medidas para redução do consumo de energia estão sendo elaboradas. Concluímos o levantamento de cargas elétricas do CEUB Asa Norte e estamos finalizando os cálculos para mudança das cagas e instalação de painéis fotovoltaicos. 
    O projeto foi aprovado na concessionária CEB e estamos em desenvolvimento. No projeto concluímos as seguintes etapas: 
    1- Instalação da usina fotovoltaica: concluída em 21/11/2016 
    2- Instalação do aquecimento solar: concluída em 18/11/2016
    3- Instalação das lâmpadas a base de led: 80% finalizado. Foi instalado uma usina fotovoltaica com capacidade de 40KW pico, que é localizada no bloco 5 e 8. A usina consta 152 painéis e dois inversores de 20KVA cada. Já instalamos 80% das lâmpadas de led prevista em todo o Campus Asa Norte. Estamos desenvolvendo software coletor.

    5) Sustentabilidade na construção civil

    Professores responsáveis: Maruska Tatiana Nascimento da Silva e Jairo Furtado Nogueira


    Repercussões: Este grupo apresenta componentes que se encontram envolvidos com pesquisa dentro da engenharia civil em projetos de iniciação científica (PIC) relacionados com o manejo e utilização de resíduo da construção civil e a aplicação de materiais não convencionais em soluções de projeto de engenharia.
    Cita-se ainda que, devido aos objetivos do grupo, todos os semestres são fomentadas discussões relacionadas a temática sustentabilidade. As últimas discussões foram relacionadas a ecohouses no mundo.

    6) Grupo de Engenharia de Reabilitação - GER- CEUB

    Professor responsável: Luciano Henrique Duque


    Repercussões: O Grupo desenvolve um sistema de captação de sinais mioelétricos e apresentou recentemente uma fase do projeto à coordenadora do curso de Fisioterapia do CEUB, que demonstrou interesse em utilizar o sistema com evolução de tratativas conjuntas com sua equipe de professores. 
    Vários games foram desenvolvidos com o objetivo de auxiliar os fisioterapeutas em suas atividades. O projeto visa auxiliar a reabilitação de crianças através da gamificação. O sinal eletromiográfico é medido a partir da atividade elétrica presente no músculo durante a contração muscular. Ele possui aplicações em diversas áreas da medicina como fisioterapia e educação física. 
    Uma das aplicações de grande interesse desses sinais é sua utilização como mecanismo de controle das próteses mioelétricas, que é o foco desse trabalho. Foi desenvolvida uma prótese mioelétrica que está em testes em um paciente amputado. O projeto encontra-se em evolução com variais linhas de pesquisas.
Grupo de Genética
    1) Citogenética aplicada

    Professora responsável: Fernanda Costa Vinhaes de Lima


    Repercussões: O principal objetivo dos estudos e pesquisas deste grupo é a realização de diagnóstico citogenético e sua disponibilização à população. O grupo de pesquisa trabalha com diferentes linhas de pesquisa. Uma das linhas de pesquisas oferece diagnóstico aos pacientes do serviço público de saúde do DF, previamente diagnosticados com leucemia, para auxílio na conduta terapêutica e prognóstico do paciente.
    O presente grupo apresenta outra linha de pesquisa em pacientes portadores de genitália ambígua ou distúrbios que afetam a determinação e a diferenciação sexuais. Questões como estas, provocam conflitos e envolvem questões médicas complexas, urgentes e problemas psicológicos extremamente sérios. Além da relevância do diagnóstico para essas famílias, os projetos citados têm servido como material de estudo para estudantes do CEUB que se interessam por este campo de trabalho. No último ano, foram apresentados trabalhos em congressos internos e externos, inclusive congressos internacionais.
Grupo de Medicina
    1) Avaliação, diagnóstico, tratamento e prevenção em Ortopedia, Traumatologia e no Esporte

    Professor responsável: Tácio Rodrigures da Silva Santos


    Repercussões: O grupo foi criado com o intuito de contribuir para o desenvolvimento técnico e científico da Medicina, com enfoque nas áreas de Ortopedia, Traumatologia, Medicina do Esporte e Reabilitação, contemplando projetos de pesquisa que envolvam avaliação, diagnóstico, assistência preventiva e curativa das afecções do Aparelho Locomotor. 
    As linhas de pesquisa são constituídas de temas específicos de cada área e desenvolvidas por equipes multidisciplinares, integrando profissionais, técnicos, estudantes de Pós-graduação e graduação.
Grupos de Psicologia
    1) Convivência e saúde mental

    Professora responsável: Tania Inessa Martins de Resende


    Repercussões: O objetivo principal deste estudo é compreender como a convivência no campo da saúde mental pode se configurar como um articulador das dimensões clínica, ética e política, no contexto da assistência em saúde mental, orientada pelo modelo da atenção psicossocial. 
    O grupo de pesquisa foi iniciado no segundo semestre de 2012. Após a primeira etapa da pesquisa, a fase de imersão em um CAPS do DF, foram implementadas, por dois semestres, duas atividades distintas: o grupo de convivência e a atividade convivência. A análise das informações qualitativas foi realizada através da Hermenêutica de Profundidade, tal como proposto por Thompson (1995) e revista por Demo (2001). A tese de doutoramento foi defendida em setembro de 2015. Além do impacto das ações de pesquisa no CAPS, estão sendo produzidas monografias de conclusão de curso de Psicologia, artigos e apresentações em eventos acadêmicos pelos integrantes do grupo de pesquisa.

    2) Teoria e prática psicanalítica

    Professor responsável: Marcos Chedid Abel


    Repercussões: Em funcionamento desde 2012/1. Reuniões semanais e temas semestrais, atualmente trabalhando "Interpretação de sonhos" (Direção: Marcos Abel). Desde 2020 ocorrem reuniões virtuais semanais, via Google Meet, orientações de pesquisas, apresentações e publicações de trabalhos, realização de seminários nacionais e internacionais, intercâmbios com colegas, participação no curso de Pós-graduação Lato Sensu em Teoria Psicanalítica, iniciado em 2004 e coordenado por Marcos Abel, que também participa como docente, assim como docentes Ciomara Schneider, Gustavo Fernandes Ribeiro e Leonor Bicalho. 
    Grupo de Leitura em Lacan, de 2015/1 a 2016/1, com reuniões semanais, dedicado ao "Seminário 4, A relação de Objeto", dirigido por Gustavo Ribeiro, e continuado por Marinês Popovic, Meiri Magalhães e Silene Lozzi (finalizado em 2016/2), além do curso de Extensão "Psicanálise e Literatura" (16 horas), em 2016/1, por Vera Ribeiro. Cursos de Extensão "Introdução à Psicanálise" (16 horas).

    3) Saúde, educação e subjetividade

    Professores responsáveis: Valéria Deusdará Mori e Luciana de Oliveira Campolina


    Repercussões: O grupo de pesquisa constitui um espaço de formação importante, pois se caracteriza pelo estudo aprofundado da temática proposta, bem como, pela realização de pesquisas de forma colaborativa. Os temas de pesquisa se relacionam à saúde e à educação a partir de uma visão contemporânea que articula estes processos à formação acadêmica.
    Como repercussões, os trabalhos de pesquisa do grupo problematizam a visão hegemônica da formação acadêmica, como técnica e instrumental, que dissocia a prática da teoria. Busca-se investigar a formação profissional articulada à formação integral da pessoa e aos processos do desenvolvimento humano. Os processos educativos que participam da formação, também são problematizados, pois acabam se restringindo à transmissão de conteúdos que pouco promovem a reflexão dos estudantes em relação ao seu campo de conhecimento e à realidade social e cultural.
Grupo de Química
    1) Pesquisa Multidisciplinar em Engenharia Civil

    Professora responsável: Gabriela de Athayde Duboc Bahia


    Repercussões: Desenvolvimento de pesquisas que avaliam os efeitos benéficos, em termos das propriedades e durabilidade, de pastas de cimento utilizando variados materiais cimentícios suplementares, substituindo parte do clínquer na produção de cimento. 
    Desenvolvimento de estudos buscando o estabelecimento de padrões de concentração cada vez menores para poluentes químicos ambientais, visando minimizar a geração/remoção de elementos tóxicos, em meios aquosos. Estudos básicos, multidisciplinares, para um entendimento do mecanismo da interação solo-estrutura, visando aproximar as análises ao comportamento real das edificações. Realização de estudos geotécnicos de estabilização do solo para fins de pavimentação.
Grupos de Saúde Coletiva
    1) Bioética, ética e pesquisa

    Professora responsável: Marília de Queiroz Dias Jácome


    Repercussões: O progresso da ciência gera perplexidade com seus avanços, e, por outro, levanta questionamentos acerca de seus limites, apontando para o cuidado na elaboração de regras e leis norteadora do seu desenvolvimento, tema que ganhou destaque, no século XX, com a descoberta, da realização de diversas pesquisas antéticas. 
    O fortalecimento das instituições da sociedade civil, aliado à defesa dos direitos humanos, propiciou o aprofundamento dessas discussões, inclusive com o surgimento da disciplina Bioética, voltada para o estudo das questões morais e éticas envolvendo as atividades científicas. 
    Com base nessas questões, este grupo tem como objeto de estudo questões que investigam os impactos éticos e morais do avanço da ciência, a problematização de temas de estudo da bioética e a ética em pesquisa.

    2) Laboratório de Estudos sobre Convivência e Prevenção da Violência no Brasil - LAECOVI/BR

    Professores responsáveis: Julliane Messias Cordeiro Sampaio e Ester Mascarenhas Oliveira


    Repercussões: O Laboratório de Estudos sobre a Convivência e Prevenção da Violência no Brasil - LAECOVI foi idealizado a partir do contato direto com o LAECOVI/UCO/España, que segue linhas de atuação em estudos das relações interpessoais positivas, destacando a importância da otimização do convívio escolar, juvenil, entre pares e familiar. Isso exige que enfrentemos o estudo do conflito, assédio e cyberbullying e dating violence como fenômenos que perturbam o desenvolvimento adequado e o bem-estar social das relações sociais. 
    O grupo de pesquisadores vem se empenhando em investigações sobre o enfrentamento das violências por meio de promoção à saúde, com projetos financiados pela FAPDF e CNPq, possibilitando a ampliação do campo de pesquisa para a família, instituições de saúde, rede de apoio, dentre outros.