Na manhã desta terça-feira (4), o CEUB realizou a última reunião da Administração Superior de 2018. Durante a cerimônia, placas de reconhecimento foram entregues aos coordenadores dos cursos que obtiveram conceito máximo na avaliação do MEC 2018. Aconteceram também as premiações do 26º Workshop do Empreendedor e dos projetos de iniciação científica desenvolvidos entre os anos de 2017 e 2018.
A solenidade foi aberta pelo reitor do CEUB, Dr. Getúlio Américo Moreira Lopes, que disse estar muito feliz com os resultados das pesquisas desenvolvidas pelos alunos da instituição durante este ano letivo. “O CEUB está desenvolvendo pesquisas relevantes junto ao CNPq; temos estudantes, professores, mestres e doutores, todos focados num melhor aproveitamento acadêmico”.
Também estiveram presentes na cerimônia o Secretário-Geral do CEUB, Dr. Maurício de Sousa Neves Filho, o Diretor Administrativo e Financeiro, Geraldo Rabelo, o Diretor Acadêmico, Dr. Carlos Alberto da Cruz, e a representante do CNPq, Dra. Betina Stefanello Lima. O Dr. Carlos Alberto da Cruz disse que “o CEUB entende, cada vez mais, que a valorização da tríade ensino, pesquisa e extensão é o caminho para se fazer a diferença no cenário nacional, com profissionais competentes nas áreas do conhecimento em que escolheram atuar”.
Na ocasião, foram entregues placas de reconhecimento pelo conceito máximo obtido na avaliação do MEC 2018 aos coordenadores dos cursos de Medicina e Nutrição, professores Manoel Modelli e Karina Mendonça, respectivamente. O antigo coordenador do curso de Medicina, que agora está no apoio à coordenação, Alberto Vilar, também recebeu uma placa de homenagem pelo trabalho desenvolvido durante os anos que esteve à frente do curso.
Ainda durante a cerimônia, foi realizada a premiação dos projetos apresentados no 26º Workshop do Empreendedor. Ao todo foram quatro projetos premiados. O primeiro lugar, concedido à Full Bag, ganhou uma viagem para conhecer os escritórios do Google e do LinkedIn em São Paulo. O prêmio foi concedido pela empresa MediaPlus Inteligência em Mídia, fundada por egressos do CEUB.
Para encerrar a solenidade, a professora Fernanda Vinhaes, assessora de pós-graduação e pesquisa do CEUB, conduziu a entrega dos prêmios e menções honrosas dos trabalhos desenvolvidos no programa de iniciação científica da instituição e apresentados na primeira edição do EnCUCA (I Simpósio Internacional de Pesquisa e XVI Encontro de Iniciação Científica). Também foram mencionados os trabalhos premiados durante o 15º Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal e 24º da UnB.
Em sua fala, a professora Fernanda comentou sobre o momento difícil para o desenvolvimento científico no País. “O ano de 2018 ficará registrado como uns mais difíceis para nós, acadêmicos e profissionais, que acreditamos na educação como um meio de transformar a sociedade. Apesar das dificuldades, o UniCEUB manteve sua essência e cumpriu sua missão: a de criar oportunidades para o desenvolvimento de cidadãos capazes de transformar a sociedade, por meio do seu programa de iniciação científica”.
No total, 16 pesquisas receberam menção honrosa, por terem apresentado resultados de destaque, e quatro foram premiadas, uma em cada grande área do conhecimento (Ciências Exatas, Ciências Humanas e Ciências da Vida), e uma do Programa de Iniciação Científica Junior. Os premiados das três grandes áreas receberam um incentivo no valor de R$ 1,5 mil para participarem de eventos científicos e darem continuidade em suas pesquisas.
Além das bolsas de Iniciação Científica que são oferecidas para alunos do CEUB atualmente, em 2019 a instituição ainda contará com mais 50 bolsas fornecidas pela FAP-DF. As pesquisas desenvolvidas durante este ano podem ser acessadas
neste link.