O professor do CEUB Luiz Claudio Ferreira foi reconhecido como melhor coordenador de Jornal Laboratório da região Centro-oeste, na 4ª edição do prêmio Professor Imprensa. A premiação, que acontece anualmente desde 2015, reconhece profissionais que contribuem para o aprimoramento dos cursos de comunicação no Brasil, além de valorizar os professores da área.
Ao todo, foram 135 professores indicados, de 77 instituições de todo o País, em três categorias: professor universitário (curso de comunicação); coordenador de jornal laboratório; e orientador de TCC (curso de comunicação). As indicações foram feitas por alunos e ex-alunos de cursos de graduação e pós-graduação em comunicação. Os vencedores foram escolhidos por votação popular, que aconteceu entre os dias 17 de outubro e 14 de novembro, no site do Portal Imprensa.
Para o professor Luiz Claudio, que está à frente da disciplina de Jornal Laboratório no CEUB há 10 anos, receber o prêmio foi algo muito gratificante. “Fiquei bastante contente em ser lembrado por alunos e ex-alunos. É uma felicidade muito grande saber que estou colaborando de alguma forma para o desenvolvimento profissional deles”, comentou.
“O jornalismo passa por uma grande revolução na forma de fazer e nossa ideia, aqui no Jornal Laboratório, é tentar fazer com que os alunos se preparem para a realidade do mercado. Todas as produções aqui e na Agência Experimental de Notícias, que deriva da disciplina, são ‘para valer’, tudo é feito com a finalidade de publicação e isso é muito bom porque ajuda o aluno a ser notado no meio jornalístico”.
Batizado de Esquina, o Jornal Laboratório do CEUB foi lançado em 1975 e é considerado um dos pioneiros no País. Em 2017, passou por uma reconfiguração e foi transformado em uma revista transmidiática. Agora, além da versão impressa, o Esquina conta com uma versão online, disponibilizada na plataforma Medium, e conteúdo audiovisual produzido pelos alunos do curso de Jornalismo.
“Nós transformamos o Esquina em uma revista para acompanhar as mudanças que têm acontecido no jornalismo e para apresentar o conteúdo produzido pelos alunos de uma forma melhor. Então, desde 2017, nós integramos as disciplinas de Jornal Laboratório, Jornalismo Online, Telejornalismo II e Radiojornalismo II, com a finalidade de produzir um conteúdo mais robusto e multimidiático, que pudesse acompanhar as mudanças têm acontecido na profissão do jornalista”, afirmou o professor.
A edição deste ano do prêmio Professor Imprensa contabilizou o total de 5,3 mil votos válidos em todo o País e teve o apoio da Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, da Jeduca – Associação de Jornalistas de Educação, da ABEJ - Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo, e da ABPEducom - Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação. A lista completa dos professores homenageados pode ser conferida no site do Portal Imprensa.