As diferentes concepções da língua escrita e suas implicações para a prática pedagógica na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Alfabetização enquanto construção cognitiva e letramento enquanto leitura de mundo.
Processos de aquisição da escrita - 60h
Relação entre a fala e a escrita. Estágios do desenvolvimento da escrita. Consciência fonológica. A psicogênese da língua escrita. A aprendizagem da linguagem escrita na perspectiva histórico-cultural. Teorias e pesquisas sobre o desenvolvimento de habilidades relacionadas à linguagem escrita.
Relação entre a fala e a escrita. Estágios do desenvolvimento da escrita. Consciência fonológica. A psicogênese da língua escrita. A aprendizagem da linguagem escrita na perspectiva histórico-cultural. Teorias e pesquisas sobre o desenvolvimento de habilidades relacionadas à linguagem escrita.
Diversidade Cultural e Linguística - 60h
Influência da diversidade cultural e linguística no processo de alfabetização e letramento. Experiências de alfabetização e letramento com crianças com deficiência, negras, indígenas e de outras comunidades minoritárias. Valorização das variedades linguísticas. Estratégias e recursos para crianças com deficiência físicas, sensoriais e cognitivas. Práticas pedagógicas inclusivas a partir de uma educação multicultural e antirracista.
Influência da diversidade cultural e linguística no processo de alfabetização e letramento. Experiências de alfabetização e letramento com crianças com deficiência, negras, indígenas e de outras comunidades minoritárias. Valorização das variedades linguísticas. Estratégias e recursos para crianças com deficiência físicas, sensoriais e cognitivas. Práticas pedagógicas inclusivas a partir de uma educação multicultural e antirracista.
Literatura Infantil - 60h
A literatura e a ampliação da experiência humana na formação de professores. Importância da literatura na vida: função social, crítica, simbólica e do prazer. Gêneros literários. Relação entre a literatura e o conhecimento de mundo. Literatura e a apropriação de outros saberes formais. Práticas pedagógicas de mediação da leitura. Qualidade das obras de literatura Infantil. As relações entre escola, família e literatura.
A literatura e a ampliação da experiência humana na formação de professores. Importância da literatura na vida: função social, crítica, simbólica e do prazer. Gêneros literários. Relação entre a literatura e o conhecimento de mundo. Literatura e a apropriação de outros saberes formais. Práticas pedagógicas de mediação da leitura. Qualidade das obras de literatura Infantil. As relações entre escola, família e literatura.
A especificidade de ser professora na Educação Infantil. Concepção de criança, infância e linguagem. Usos sociais da linguagem escrita. A cultura escrita no cotidiano da Educação Infantil. Bebês como leitores e autores. Os bebês e suas linguagens. Práticas educativas em
parceria com as famílias.
A especificidade de ser professora na Educação Infantil. Concepção de criança, infância e linguagem. Usos sociais da linguagem escrita. A cultura escrita no cotidiano da Educação Infantil. Bebês como leitores e autores. Os bebês e suas linguagens. Práticas educativas em parceria com as famílias.
Alfabetização e Letramento nas Séries Iniciais - 60h
Estratégias e práticas para alfabetização e letramento de crianças no Ensino Fundamental. Práticas avaliativas. Políticas públicas e currículo. Dificuldades de aprendizagem. Materiais e recursos pedagógicos adequados. Possibilidade do uso da tecnologia. Papel do letramento na formação do leitor competente.
Estratégias e práticas para alfabetização e letramento de crianças no Ensino Fundamental. Práticas avaliativas. Políticas públicas e currículo. Dificuldades de aprendizagem. Materiais e recursos pedagógicos adequados. Possibilidade do uso da tecnologia. Papel do letramento na formação do leitor competente.
Alfabetização de Jovens e Adultos - 60h
Estratégias e práticas para alfabetização e letramento de jovens e adultos em diferentes contextos, como, base comunitária, populações marginalizadas e do campo. Palavra geradora em Paulo Freire. Avaliação diagnóstica. Materiais e recursos pedagógicos adequados. Possibilidade do uso da tecnologia.
Estratégias e práticas para alfabetização e letramento de jovens e adultos em diferentes contextos, como, base comunitária, populações marginalizadas e do campo. Palavra geradora em Paulo Freire. Avaliação diagnóstica. Materiais e recursos pedagógicos adequados. Possibilidade do uso da tecnologia.