Inscreva-se Menu

XIX Semana de Relações Internacionais

Evento encerrado
Data do evento 26/10/2020 à 30/10/2020
Periodo de inscrição 30/09/2020 à 30/10/2020
Horário
Local Edição virtual/Online Ver Mapa

Descrição

Nesta edição, realizada em formato on-line, a XIX Semana de Relações Internacionais traz aos alunos do UniCEUB a temática "Além do Ocidente", que visa abordar o mundo não-ocidental.

Em uma programação variada e com convidados renomados da área, o evento conta com palestras que discutem conteúdos voltados para teorias de Relações Internacionais, África, Oriente Médio, Ásia e Brasil.

O objetivo desta edição é discutir sobre os países não-ocidentais, buscando abordagens que vão de encontro aos preconceitos e visões estereotipadas da área. Para isso, o evento pretende problematizar as visões clássicas de Relações Internacionais, pensadas, majoritariamente, por homens brancos europeus.

A XIX Semana de Relações Internacionais será transmitida pelo canal do UniCEUB no Youtube. Para conferir a programação completa, clique aqui.

Público alvo

Alunos, funcionários, professores e público externo 



Programação


Clique aqui e confira a programação completa.


Programação

Sobre os palestrantes

Luíza Cerioli

Mestre em Relações Internacionais e Política Internacional Comparada pela Universidade de Brasília e doutoranda no departamento de Política Internacional no Centro de Oriente Médio da Universidade de Marburg, Alemanha. Atualmente é membro da sessão de pesquisa “Norms and Changes in Global Politics” na Graduate Centre da Universidade de Giessen.

Lara M. R. Selis

Professora Adjunta na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília e doutorado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Marta Regina Fernandez Y Garcia Moreno

É Professora Adjunta e Diretora do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio. Possui mestrado e doutorado em Relações Internacionais também pela PUC Rio. É pesquisadora do Projeto Internacional Global GRACE (Global Gender and Cultures of Equality) e coordenadora de diversos grupos de pesquisa como “Descolonização do Conhecimento e Produção de Masculinidades não violentas” e “Práticas de Resolução de Conflitos e Construção da Paz no Plano Local e Internacional. Perspectivas do Sul Global”

Alfa Oumar Diallo

Professor e pesquisador da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Pós-Doutor em Cooperação Internacional para o Desenvolvimento pela Universidade Católica de Louvain-La-Neuve (Bélgica). Autor do livro “Tributação do Comércio Brasileiro e Internacional” e coordenador dos grupos de pesquisa “Cooperação internacional para o desenvolvimento” e “Brasil-Moçambique: um olhar Sul-Sul sobre o agronegócio, desterritorialização e dessacralização entre as etnias Kaiowá, Aianá e Macuá”.

Alexandre dos Santos Silva

Jornalista formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É professor de África no Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, articulista do Projeto #Colabora e do site “História da Escravidão" e um dos autores do livro África no Mundo Contemporâneo (editora Garamond, 2014)

Cristina Antonioevna Dunaeva

Professora adjunta do Curso de Teoria, Crítica e História da Arte da Universidade de Brasília (UnB). Coordenadora dos Grupos de Pesquisa “História da Arte: estudos feministas e decoloniais” e “Artistas da vanguarda na Rússia/ URSS: interpretação do legado teórico”. Graduada em Culturologia, História e Teoria da Cultura, na Universidade de História das Culturas (UNIK, Rússia).

Evandro Menezes de Carvalho

Doutor em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo(USP). Professor de Direito da FGV – Rio e Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF) na área de Direito das Relações Internacionais. É coordenador do Núcleo de Estudos dos Países BRICS da UFF e do Núcleo de Estudos Brasil-China da FGV. Foi Senior Scholar na Shanghai University of Finance and Economics (China) e Senior Foreign Expert do Centro para estudos do BRICS da Universidade Fudan (China).

Victor Coutinho Lage

Professor associado do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, Universidade Federal da Bahia (UFBA) e permanente do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (UFBA). Vice-coordenador da Área de Temática de Teorias de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI). Mestre e doutor em Relações Internacionais pela PUC Rio. Coordena, na UFBA, o grupo de estudos “Interpretações do Brasil”

Emiliano Unzer Macedo

É professor associado no Departamento de História da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Coordenador dos Grupos de Pesquisa “Relações internacionais da Ásia e África contemporânea”, “Conflitos políticos e intervenções de organismos internacionais na República Democrática do Congo”. Graduado em Relações Internacionais pela UnB, Mestre em Postcolonial Politics pela University of Wales, na Grã-Bretanha, e Doutor em História Social pela USP.

Susan Cesar de Oliveira

Professora Adjunta da Universidade de Brasília (UnB) e Coordenadora do Observatório da Competitividade Global do Agronegócio. Possui doutorado em Política Internacional e Comparada (UnB), Mestrado e Bacharelado em Relações Internacionais também pela UnB. Foi pesquisadora visitante na Columbia University/School of International and Public Affairs, EUA, e na Universidad de Granada, Espanha.

Silvio Yoshiro Miyazaki

Professor Associado de Economia na USP, Possui graduação em Administração Pública pela FGV- SP, graduação em Ciências Econômicas pela FEA-USP, Mestrado em Administração Pública pela FGV-SP e Doutorado em Economia pela FGV-SP. Foi pesquisador visitante em instituições como Harvard University, University of Tokyo, Kobe University e George Washington University. Autor do livro “As origens do investimento japonês na Ásia”.

Danielly Ramos Becard

Professora adjunto do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB), Coordenadora e membro fundadora do Grupo de Pesquisa em Ásia - América Latina e Caribe- (ASIALAC/UnB). É mestre em Ciência Política pela Université Paris Sorbonne (França) e Doutora em Relações Internacionais pela UnB. Realizou estudos pós-doutorais na George Washington University (EUA).

Danny Zahredinne

É diretor do Instituto de Ciências Sociais da PUC Minas e professor Adjunto do Departamento de Relações Internacionais, sendo membro permanente do programa de pós-graduação. É doutor em Geografia (PUC Minas), Mestre pelo mesmo programa e bacharel em Relações Internacionais também pela PUC Minas (2001). É líder do Grupo de Pesquisa Oriente Médio e Magreb (GEOMM) e foi professor visitante na Pequin University (China) e na Universidad Nacional de Rosário (Argentina).

José Antônio Lima

Professor no curso de Relações Internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco e na pós-graduação de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Integrante do Grupo de Estudos Oriente Médio e Mundo Muçulmano, baseado no Laboratório de Estudos da Ásia do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Jornalista com 15 anos de experiência, focado em coberturas internacionais e também sobre as políticas interna e externa do Brasil.

Wellington Dantas de Amorim

Professor Adjunto do Centro de Ensino de Ciências Sociais da Escola Naval, no Rio de Janeiro e pesquisador no Instituto de Estudos Estratégicos (INEST) na Universidade Federal Fluminense (UFF). É avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Ministério da Educação. Possui graduação e mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) e doutorado em ciência política pela Universidade Federal Fluminense.

Aninho Irachande

Professor de Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB). É doutor em Política e Gestão Ambiental e Desenvolvimento pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB, possui mestrado e graduação em Relações Internacionais pela mesma instituição.

Roberto Goulart Menezes

Professor nos Programas de Pós-Graduação em Relações Internacionais e no de Ciências Sociais - Estudos Comparados sobre as Américas - da Universidade de Brasília. É pesquisador do Instituto Nacional de Estudos sobre os Estados Unidos, coordena o Núcleo de Estudos Latino-Americanos da UnB e é coordenador adjunto no Grupo de Reflexión sobre Integración y Desarrollo en América Latina y Europa (GRIDALE/Colômbia).

Adriano de Freixo

É graduado em História, especialista em História das Relações Internacionais e mestre em História Política e doutor em História Social, ambos pela UFRJ. É professor do Departamento de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais da Universidade Federal Fluminense (INEST - UFF), onde coordena o Laboratório de Estudos sobre a Política Externa Brasileira (LEPEB), atuando também nos Programas de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos (PPGEST) e Ciência Política (PPGCP).

Clarice Ferreira Menezes

Professora adjunta na UFRRJ (DDAS-RI), é formada em Relações Internacionais (PUC-Minas), mestre em História e Política Internacionais (Graduate Institute - Genebra) e Doutora em História, Política e Bens Culturais (FGV-Rio). Suas pesquisas giram em torno dos seguintes temas: relações culturais internacionais; identidades; feminismos; periferias e Relações Internacionais.

Paulo César Nascimento

Professor Associado do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB) e credenciado no Programa de Pós-Graduação em Metafísica (PPGµ) da UnB. Graduado e Mestre em História pela Universidade Patrice Lumumba (Rússia), Mestre em Relações Internacionais e Filosofia pela PUC-Rio e Doutor em Ciência Política pela Columbia University (Nova York). É coordenador de estudos sobre identidade nacional do grupo de pesquisa CIVES (Conceitos, Identidades e Valores Políticos) da UnB.

Anselmo Otávio

Professor de Relações Internacionais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Doutor e Mestre em Estudos Estratégicos Internacionais na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Pesquisador associado do Centro Brasileiro de Estudos Africanos (CEBRAFRICA).

Bruno Hendler

Professor adjunto e coordenador do curso de graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor da Pós-Graduação em Relações Internacionais (UFSM). Doutor em Economia Política Internacional pela UFRJ, Mestre em Relações Internacionais pela UnB e Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba).

Marina Bolfarine Caixeta

Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Católica de Brasília; especialista em desenvolvimento sustentável pela Universidade de Brasília (UnB); mestra em cooperação internacional e doutoranda em estudos comparados latino-americanos também pela UnB. Como profissional, trabalhou com gestão de projetos de Cooperação Técnica Sul-Sul no Ministério da Saúde e no Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crimes (UNODC).

Paulo Menechelli Filho

Doutorando e Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) e Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalhou como Assessor para Assuntos Internacionais da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (2014-2015) e como Consultor do Ministério da Cultura do Brasil (2015-2016), em projeto visando à internacionalização da cultura brasileira.

CHOI WONSEOK

Formado na Universidade da Coreia, tanto na graduação quanto na pós-graduação, com especialização em literatura espanhola e direito internacional. Começou a trabalhar no Ministério das Relações Exteriores da Coreia em 2001. Atuou na Malásia e na República Dominicana de 2007 a 2011. Também trabalhou na Missão Permanente da República da Coreia junto às Nações Unidas em Nova York de 2013 a 2016 e em Genebra de 2018 a 2020.

João Paulo Ortega Terra

Diplomata, formado pelo Instituto Rio Branco (1998), e bacharel em direito, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Atual Ministro-Conselheiro na Missão Permanente do Brasil junto à CPLP, em Lisboa, já serviu nas Embaixadas do Brasil em Washington (EUA) e em Santiago (Chile), bem como na Missão Permanente do Brasil em Genebra (Suíça).

Joyce de Aquino Alves

Professora Adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e Coordenadora do Projeto de Pesquisa “Políticas de Cooperação Brasil-Angola (2010-2020)”, na mesma instituição. Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPB), Mestra em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Luciano Muñoz

Professor de Relações Internacionais no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e coordenador do Núcleo Interinstitucional de Estudo e Pesquisa do Pensamento Político e Humanidades (NEPEP). Doutor e mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB), graduado em Direito e em História pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Autor do livro “Diplomacia Dúplice: a política externa de Rio Branco e a Argentina”(2012).

Danilo Porfírio Vieira

É graduado e mestre em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), doutor em Ciências Sociais pela mesma instituição e Pós-doutor em Letras Orientais pela Universidade de São Paulo (USP). É professor de Relações Internacionais e Direito no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e de Direito no Instituto de Direito Público do Distrito Federal (IDP).

Maurício Gurjão Bezerra Heleno

Diplomata brasileiro no Ministério das Relações Exteriores, Terceiro Secretário servindo na Coordenação-Geral de Mecanismos Inter-Regionais (CGBRICS). Mestre em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área do Direito, com ênfase em Ciência Política e Teoria do Estado, e em políticas públicas de cooperação internacional realizadas entre o Brasil e os países da África Lusófona.

Monique Sochaczewski

Doutora em História, Política e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas; e Co-Fundadora e pesquisadora Sênior do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Oriente Médio (GEPOM). É autora dos livros "Trópicos Orientais/Orientes Tropicais: Reflexões sobre o Brasil e o Oriente Médio" (2019) e "Do Rio de Janeiro a Istambul: Contrastes e Conexões entre o Brasil e o Império Otomano (1850-1919)".

Fabiano Mielniczuk

Professor Adjunto do Departamento de Ciência Política, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tendo sido também Coordenador de Pesquisas do BRICS Policy Center (20011-2013). É Mestre e Doutor em Relações Internacionais pela PUC-Rio e graduado em Ciências Sociais pela UFRGS, com ênfase em Ciência Política.

Local do Evento

Edição virtual/Online

Outros Eventos