Desenvolvimento e aprendizagem: definição e conceitos fundamentais. Psicologia do desenvolvimento. Desenvolvimento humano: pré-natal, infância, adolescência, fase adulta e velhice. Principais contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon. Aprendizagem e construção do conhecimento.
Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva - 120h
A educação inclusiva é capaz de transformar vidas e implementar um ambiente saudável e democrático dentro dos espaços escolares. Para isso, é preciso compreender os fundamentos, os aspectos legais e a construção de um processo educativo inovador, que serão discutidos durante o módulo.
Discussão de aspectos éticos e históricos da educação especial reconhecendo as diferenças sociais que permeiam as relações humanas numa perspectiva educacional voltada aos estudantes público-alvo da educação especial. Análise e reflexão sobre políticas de Educação Inclusiva vinculadas à gestão educacional e à abordagem curricular. Trabalho com os princípios do desenho universal para aprendizagem em interface com os processos de inclusão escolar nos termos da garantia da acessibilidade na abordagem curricular.
Educação, Novas Tecnologias e Inovação - 120h
As particularidades do público-alvo da educação especial necessitam de uma compreensão para o atendimento no espaço escolar. Por isso, este módulo traz percepções fundamentais sobre as diferentes possibilidades de desenvolvimento no ambiente educativo.
O estudo sobre a evolução da tecnologia e suas consequências para a vida do homem e as possibilidades e limites na educação. A utilização do computador na educação. Estudo teórico-prático dos recursos computacionais aplicados na educação (aplicativos, internet, multimídia e outros). As novas tecnologias e o processo de ensino e aprendizagem.
Políticas Públicas e Legislação Educacional - 120h
A educação exerce papéis diferentes na vida da criança em idade escolar. No caso da educação especial e inclusiva, é preciso que o profissional desenvolva uma visão mais atenta e analítica, compreendendo as diferenças e o impacto das relações educacionais, que serão exploradas durante este módulo.
Os principais conceitos, debates e práticas relacionados às políticas públicas e à legislação educacional no Brasil. Serão abordados temas como: história da educação brasileira, bases legais da educação no Brasil, financiamento e gestão da educação pública, políticas de inclusão e diversidade, políticas de formação e valorização dos profissionais da educação, e o papel da sociedade civil na formulação e implementação das políticas públicas. Os alunos serão incentivados a analisar criticamente as políticas públicas e a legislação educacional, refletindo sobre seus impactos na prática educativa e na sociedade como um todo. Além disso, serão incentivados a participar de debates e ações que visem a promoção de políticas públicas mais justas e democráticas.
BNCC: Movimento e Estrutura - 120h
Conhecendo sobre as deficiências e os modelos médico e biopsicossocial, interfaces do atendimento no espaço escolar. Transtorno do espectro autista e suas possibilidades de aprendizagem. Altas Habilidades/superdotação e o seu espaço dentro do contexto da educação especial.
O que é e o que não é a Base Nacional Comum Curricular/BNCC? Os marcos legais da BNCC. Os fundamentos pedagógicos da BNCC. O pacto inter federativo e a implementação da BNCC. As competências gerais da Educação Básica. A noção de competências e habilidades. A estrutura da BNCC para as três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio). Estrutura, organização e funcionamento da Educação Infantil. Estrutura, organização e funcionamento do Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais). Estrutura, organização e funcionamento do Ensino Médio. A BNCC e a formação docente. A BNCC e a formação do currículo.
Didática: Fundamentos e suas Tecnologias - 120h
As dificuldades de aprendizagem podem ser caracterizadas por uma série de diferentes transtornos. Com o atendimento correto e compreensivo, é possível entender de que forma eles acontecem e oferecer uma educação inclusiva. Durante o módulo, você poderá aprender a identificar a diferenciar os diferentes transtornos de comportamento, desenvolvimento e as dificuldades de aprendizagem.
Os principais conceitos, teorias e práticas relacionados à didática, em especial as tecnologias educacionais. Serão abordados temas como: história da didática, conceitos e abordagens teóricas da didática, planejamento e organização do ensino, tecnologias educacionais e sua relação com a didática, estratégias de ensino e aprendizagem, avaliação da aprendizagem, e o papel do professor na sociedade atual e na formação dos estudantes. Os alunos terão oportunidade de experimentar diversas tecnologias educacionais e refletir sobre seu uso em diferentes contextos educacionais. Além disso, serão incentivados a desenvolver projetos educacionais que utilizem as tecnologias de forma criativa e crítica.
Prática Pedagógica na Educação Básica - 120h
Solucionar problemas de forma rápida, eficaz e inovadora: esse é o propósito do Design Thinking. Por meio de estudos e práticas do processo, você conhecerá mais sobre o universo da ideação, da prototipagem e da aplicação!
A gestão da aprendizagem em sala de aula. Atuação do professor com os alunos. Atenção aos ritmos de aprendizagem e às necessidades dos alunos. Estímulo ao pensamento criativo. Metodologias inovadoras de aprendizagem. Criação de uma rede colaborativa de aprendizagem. Reflexões sobre a formação para a docência e a prática pedagógica. Saberes docentes: técnicos, pedagógicos e relacionais.