Fisiologia e mensuração da aptidão cardiorespiratória (VO2 máx). Cálculo para o VO2 máximo previsto. Déficit aeróbio funcional. Características dos ergômetros mais utilizados. Procedimento para realização de um teste. Critérios de interrupção. Protocolos para Avaliação da Aptidão Cardiorrespiratória.
Estudo dos mecanismos de produção de energia, do metabolismo dos carboidratos, lipídeos e proteínas. Princípios de bioenergética; metabolismo anaeróbico: fosfocreatina e glicogênio. Metabolismo aeróbico: ácidos graxos, respiração celular e fosforilação oxidativa; espécies reativas de oxigênio; papel dos aminoácidos no metabolismo oxidativo. Ciclo do ácido cítrico.
Estudo dos componentes essenciais do perfil de prontidão para a atividade física, do propósito dos testes, medidas e avaliações. Conhecimento dos diversos protocolos e suas aplicações, bem como a interpretação dos mesmos. Protocolos para percentual de gordura, análise postural e funcional (Vo2 máx – limiares aeróbio e anaeróbio).
Anátomo fisiologia do sistema digestório. Controle nervoso e endócrino das funções digestivas. Controle da ingestão de alimentos. Mastigação e deglutição. Motilidade: gástrica e intestinal. Secreções: salivar, gástrica, pancreática e biliar. Digestão e absorção: carboidratos, proteínas e lipídios. Associar a funcionalidade do sistema digestório com a fisiologia do exercício.
Aperfeiçoar o conhecimento do profissional acerca das descobertas científicas mais recentes no que diz respeito às adaptações fisiológicas ao exercício físico, bem como aos aspectos nutricionais aplicados às populações especiais.
Unidade neuromuscular. Anatomia da célula nervosa. Condução do impulso nervoso. Neurônios sensoriais e motores. Junção neuromuscular. Ativação da unidade motora, lei do tudo ou nada, graduação da força. Definição de força. Teoria dos deslizamentos dos filamentos de Huxley. As fases da ação muscular. Curvas de comprimento-tensão.
Estudo dos principais processos fisiológicos normais do sistema endócrino associados ao controle do movimento humano, e a nutrição esportiva.
Farmacodinâmica, eletrólitos, analgésicos e anti-inflamatórios. Distribuição normal da população, hemograma, indicadores bioquímicos do estado nutricional e pré/pós exercício aeróbio e/ou resistido (patologas reumatologicas - artrite, osteoartrite e osteoporose).
Noções gerais de ciência. Ciência empírica e ciência normativa. Filosofia da ciência. Os métodos científicos. As técnicas científicas. A pesquisa científica. Definição do tema de pesquisa. Projeto de pesquisa. Coleta de dados. Organização e sistematização de dados. Análise e interpretação de dados. Estrutura do trabalho científico. As normas técnicas para os trabalhos acadêmicos.
Variáveis; Técnicas de Amostragem; Medidas de tendência central e dispersão; Probabilidade; Distribuição amostra; Correlação; Testes de Hipóteses; Significância de diferenças; Gráficos e Tabelas; Utilização de pacotes estatísticos.
A apresentação dos Trabalhos elaborados pelos alunos. Normas de apresentação. Utilização dos recursos audiovisuais. Estratégias de ação. Cronograma das etapas (introdução, desenvolvimento e conclusão).
Metabolismo dos carboidratos e lipídios, tipos de carboidratos e lipídios, qualidades físico químicas e prescrição de acordo com o tipo, duração e intensidade do exercício físico/ nutrição esportiva e simular prescrição de refeições pré e pós treinamento.
Digestão e absorção de proteínas; estrutura de proteínas e enzimas; catálise enzimática; regulação da atividade enzimática; modelos de interações entre ligantes e proteínas (hemoglobina); reações de transaminação; reações de desaminação; síntese e degradação de aminoácidos; ciclo da uréia e correlacionar com o exercício aeróbio e resistido. Além disso, o curso visa aprofundar o conhecimento dos alunos utilização das proteínas que são mais utilizados na atualidade na nutrição esportiva e simular prescrição de refeições pre e pós treinamento.
Mecanismos de ação hormonal. Alterações endócrinas e controle metabólico decorrente do exercício aeróbio e resistido. Análise de exames clinicos (hamtológico, imagem).
Treinamento de Força nos contextos da saúde e da performance e sua implicação nos sistemas biológicos do organismo humano.